Você sabe o que é beleza limpa? A indústria da beleza não é exceção quando se trata de nossa saúde e do meio ambiente. 

Assim como na indústria de alimentos, novas tendências surgiram recentemente no mundo da beleza, nas quais os termos natural, orgânico, vegano ou limpo se tornaram conhecidos. 

Mas o que exatamente eles significam?

A beleza limpa ou natural pode estar associada a pouca maquiagem no rosto, sardas e cabelos esvoaçantes. Porém, o conceito vai além disso. O termo beleza limpa se refere, em especial, ao conteúdo de seus produtos de beleza. 

Logo, uma nova abordagem à beleza entra em cena, que se refere a produtos de beleza não tóxicos. 

Para que um produto seja considerado limpo, apenas ingredientes seguros e não tóxicos são permitidos no rótulo. 

Portanto, os produtos de beleza limpos visam remover o máximo possível de toxinas da rotina de beleza. 

Acompanhe a leitura para saber mais sobre o que é beleza limpa! 

 

O que é beleza limpa? 

Os vários termos associados às tendências de beleza não são necessariamente exclusivos. Um produto de beleza limpa, por exemplo, pode conter apenas ingredientes orgânicos, mas isso não é uma regra obrigatória. 

Por outro lado, todos os ingredientes devem ser seguros para a pele. Pode conter conservantes, desde que não sejam tóxicos.  

Assim, se um produto de beleza limpo contiver produtos de origem animal (por exemplo, cera de abelha), não é considerado vegano, mesmo que seja limpo e não tóxico.  

Quer saber se um produto é limpo? Comece dando uma olhada em sua embalagem e veja claramente todos os ingredientes. É um bom começo! 

Se você está partindo para uma rotina de beleza 100% limpa, você também deve evitar as seguintes substâncias:

    • Parabenos. 
    • Formaldeído. 
    • Ftalatos. 
    • Compostos de alumínio. 
    • Etoxilatos. 
    • Derivados de petróleo (petrolato).

O formaldeído, por exemplo, é reconhecido mundialmente como um carcinógeno humano, por isso foi eliminado da maioria dos produtos cosméticos comuns, como esmaltes de unha. 

Quanto ao petróleo refinado, existem milhares de razões para não utilizar derivados de petróleo do ponto de vista ambiental.  

Mas também existem preocupações com a saúde. Estudos já descobriram que o seu óleo era o maior poluente no corpo humano devido ao acúmulo ao longo do tempo, possivelmente de cosméticos.

Por sua vez, a hidroquinona tem sido associada a certos tipos de câncer. E assim há diversos malefícios com a utilização de determinados produtos químicos em cosméticos ao longo do tempo.  

Na beleza limpa, os fabricantes combinam ingredientes naturais e sintéticos, mas biocompatíveis, para criar produtos não irritantes com um nível de pH ideal para a pele.  

 

De onde vem o conceito de beleza limpa? 

  Este conceito vem dos Estados Unidos. O termo parece estar em uso pelo menos desde 2015. E rapidamente se espalhou de varejistas para marcas.  

Para entender este movimento, é necessário observar a diferença entre os EUA e a Europa em termos de regulamentação.  

Se você deseja levar um produto cosmético para o mercado na Europa, existe a diretriz europeia que tem regras muito específicas sobre o que você pode e não pode colocar em um produto de beleza. 

E, também, que tipo de testes você precisa fazer primeiro. Isso é muito útil ter certeza de que os produtos são seguros.  

Há também uma longa lista de produtos que você não pode incluir em uma formulação cosmética nos padrões europeus 

Ou seja, não basta dizer que seu produto pode ser usado em peles sensíveis, por exemplo. Isso tem que ser comprovado.  

Nos EUA, a lei é diferente. A lista de substâncias proibidas ou regulamentadas é dez vezes menor que na Europa. Além disso, as reivindicações são menos regulamentadas.  

Portanto, a ascensão da beleza limpa surgiu principalmente para que as marcas americanas atendessem aos padrões europeus.  

E este conceito vem, gradativamente, ganhando espaço em todo o mundo. 

  

Alguns conceitos importantes 

  Entenda alguns conceitos interessantes no mundo dos cosméticos, além da beleza limpa. 

 

Beleza limpa 

Produtos com uma lista de ingredientes proibidos de acordo com padrões de segurança que podem variar de marca para marca. 

 

Beleza não tóxica 

Produtos de beleza que usam produtos não tóxicos. Porém, tudo pode ser tóxico e isso depende da dose.